Testimonio EJD/JMJ: Giorgio Sinestri, scj (BRASIL)

Nunca imaginava participar de uma Jornada Mundial da Juventude, especialmente porque sempre acontecia em países distantes. Me bastava acompanhar pela TV e ler depois os discursos do papa.
Mas então aparece o convite, com a proposta de representar, com outros jovens brasileiros, a MDJ num evento internacional, unindo-se à oportunidade de participar da JMJ na Espanha.
Em busca da raiz de tudo, partimos dia 12 de agosto rumo Madri. Desde a chegada até a partida, cada acontecimento, cada fato e parte da história de quase duas semanas marcava para sempre nosso coração.
A cada oração uma semente… isso ecoou como oportunidade de jogar-se na terra da experiência para descobrir como o amor de Deus é simples e fácil de alcançar.
Reunidos com mais de 300 jovens que olham para Deus com o coração dehoniano, somando mais de duas milhões de pessoas que ensinaram como é possível viver a paz e a unidade mesmo nas diferenças, ter visto e sentido tudo isso marcou profundamente e para sempre.

Na raiz de tudo, lá no coração, revelou-se que a firmeza na fé constrói oportunidades na vida. Como o próprio papa insistiu na missa em Cuatro Vientos, a fé não é fruto do esforço do homem, da sua razão, mas é um dom de Deus. Tem a sua origem na iniciativa de Deus, que nos desvenda a sua intimidade e nos convida a participar da sua própria vida divina.
Ao Senhor da Vida ofereço esses dias, possíveis apenas porque foram sustentados por amizades, por recomeços e por oportunidades.
Nuestras miradas se han dirigido a lo siguiente. Fortalecidos por experimentos y experiencias, queremos hacer acciones concretas en lo que hemos aprendido en el “hoy” de todos los días. La próxima JMJ há surge como una nueva oportunidad para la celebración. Nos reunimos en Brasil, en 2013!